segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Harrison

Na quinta-feira, duas das leitoras mais antigas, assíduas e leais que o meu blog tem, vão ter um dos dias mais importantes da vida delas. Vão fazer o Harrison, esse terrível monstro da medicina.

A Joana, minha amiga do coração e uma pessoa muito importante na minha vida, escreveu assim no blog dela: "Com 18 anos consegui engolir os nervos, estudar até ao último segundo e fazer um exame para o qual não me sentia devidamente preparada. Hoje, 6 anos e meio depois de ter escolhido ficar em Portugal e a uma semana daquele que será, segundo dizem, o exame mais difícil de toda a minha carreira médica, só espero conseguir fazer o mesmo." 

A Inês, colega de faculdade da minha amiga Joana e com quem privei apenas duas ou três vezes (mas sempre muito intensas, atenção) e que vem aqui todos os dias, escreveu assim: "Faltam 4 dias para o exame e apesar de tudo estou a conseguir manter-me calma durante a maior parte do tempo. Vamos ver como correm os próximos dias. Para já de uma coisa estou certa: estou a dar o meu melhor. Vamos ver se chega." 

Estão as duas super nervosas, borradas de medo até ao pescoço e cheias de inseguranças. Não lhes podemos pedir menos que isso, verdade seja dita. No entanto, eu não tenho dúvidas de que vão passar as duas com distinção. Não tenho mesmo. E olhem que não digo isto só porque é bonito. Acho que a Joana e a Inês são as pessoas mais estudiosas e dedicadas aos livros que eu já conheci. Não são aquelas marronas incuráveis com quem nos cruzamos no secundário, não. São marronas saudáveis, que adoram o que estão a fazer e cujos olhos brilham quando contam histórias sobre os pacientes que já tiveram. Não tem preço ver a forma como a Joana se entusiasma a dizer nomes de medicamentos, de doenças e de partes do corpo que desconhecemos. A Joana já é a médica do nosso círculo de amigos, mesmo sem esta cacada de exame. Gostava que a Joana soubesse que me orgulho muito dela, de tudo o que conseguiu fazer nestes últimos seis anos e do percurso brilhante que teve ao longo do curso. 

Passaram as duas o verão inteiro a estudar e ainda não pararam e isso é de louvar. Acho que elas consideram este exame a parte mais importante do curso. Provavelmente é. O que eu acho é que este exame é apenas uma perda de tempo e mais uma forma de as meter à prova. Que estão preparadas e que nasceram para isto, andaram elas a mostrar ao longo dos últimos seis anos. 

Joana e Inês: Todas as pessoas à vossa volta têm já um tremendo orgulho em vocês, não se esqueçam disso. 

Agarrem-se a esses livros com unhas e dentes, já falta pouco, muito pouco para serem duas pessoas livres. 

10 comentários:

  1. Já me deixaste quase borrada de lágrimas:) obrigada princesa:) está quase! E depois o nosso jantar pleeeeease:)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Morce! :) Tu nos últimos tempos só me dás alegrias :P

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte desconhecidas Joana e Inês! eheh tão lindo

    ResponderEliminar
  4. Depois de tantos nervos nas frequências e exames em 3 anos de curso, nem consigo imaginar a pilha de nervos para esse monstro da medicina! Boa sorte para as marronas saudáveis! :)

    ResponderEliminar
  5. Boa sorte às duas! Pela descrição da Morce, posto que vão arrasar! (:

    ResponderEliminar

O teu comentário é muito importante para mim :) Clica em "Notificar-me" para receberes a minha resposta.

Ao comentares ficas automaticamente inscrito no sorteio de um fantástico automóvel.