quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O Inferno de Anne Frank

Preciso de partilhar com vocês o inferno que está a ser para mim, ler o diário da Anne Frank. 

"Como te compreendo, é de ir às lágrimas! Foi realmente uma tragédia tudo o que ela viveu, pobre pequena, que livro tão angustiante e desconcertante que nos faz pensar no bem precioso que é a vida." 

NOOOOOOOOOOOTTTTTTTT 

O livro é uma P*ta de uma seca. E é para mim um inferno, quando chego à cama, saber que tenho de ir ler mais 20 páginas daquela cangalhada. Mas não desisto, vou lê-lo até ao fim e só me faltam 39 páginas.

"Hoje comi batatas com feijão. Acordei às 7h20 e tomei o pequeno almoço às 8h15. A mamã não gosta de mim e eu não gosto dela. Gosto muito do papá. Toda a gente acha a Margot perfeita e boa. O Peter olhou para mim. Dei um beijinho na cara do Peter. O gato fez xixi no telhado e rimos muito. Hoje comi batatas com feijão. O Dussel é mau e rude. Está sol lá fora." 

Até agora foram 400 páginas desta merda. 

"Que insensível que tu és. Como és capaz de falar assim da história? Da Anne? Da pobre pequena que viveu fechada num sotão durante 2 anos. Não mereces a vida que tens." 

Calem-se. O livro é chato, massudo, monótono e tenho a certeza que é um livro que não devemos ler depois dos 15 anos. Para não acharem que a sou a única insensível deste mundo deixo-vos alguns dos comentários que encontrei no GoodReads entre os 34.851 que deram uma estrela ao livro:

"This book was incredibly dull. Reading this book was like taking a tranquilizer."

"I wish I could be in the majority of people who love this book. But I can't. I got only around 150ish pages into this book but it felt like I read the book ten times over. Can you say dragged out?"

"Sorry if I bother Ophra by saying this, but I didn`t like the book. It gives some interesting insights about those terrible years but then, most of the time it`s just a girl in her teens talking about how much she dislikes her mother and likes her boyfriend. It grows boring."

"Why do people love this book so much? I had to force myself to finish it, convinced that surely something good was going to come. It never did. Maybe if my first exposure had been as a youth, I would feel differently, but I thought Anne was conceited and annoying." 

"I give up. This isn't nearly as interesting as I thought it would be."

"I only partly read it and it was soooooooo boring!!!"

"I thought this book had a good story but it was SO boring. If it wasn't so slow I probably would have liked it."

"Didnt even finish the book"

"Fake and gay" (a minha favorita, claro)

"Why would you publish a diary of this standard? Page after page of mindless day-to-day stuff? If you thought the day-to-day squabbles were brilliant, well you must have an interesting life. To all those fans of the brilliant book, what have you gained from reading it? I say this again: This is the most over-rated book in the world and er.. she's not a war-hero.Casuality sure and I'm very sorry for her fate. But please, she is not a war-hero!!" 

Algum leu? Opiniões? 

12 comentários:

  1. Eu li.. Com 15 anos claro. Na altura era um diario de uma miuda que passou pela guerra.. Qualquer diario é legivel para alguem com 15 anos, porque é que fizeste isso à tua vida aos 26?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens TODA a razão! Parte do inferno que estou a viver é culpa minha e não da Anne. Não li o livro na altura em que o devia ter lido (lá está, aos 15 anos ou assim) porque andei a ler outras coisas. Esbarrei com o livro aqui em casa (porque o meu irmão de 14 anos teve de o ler para a escola) e decidi colmatar essa falha do meu percurso literário. Não sabia que me esperava uma grande seca, fui ao engano amiga, ao engano!

      Eliminar
  2. Amiga, estou contigo. Nem aos 15 nem aos 50. É puramente secante.

    A vida de uma adolescente é uma seca, principalmente se ela se chama Anne Frank!

    Também não percebo as pessoas que vão à casa dela.

    Quem quer saber o que se passou na guerra que leia um livro de história.

    Repito, o diário de uma adolescente é uma seca. Menos a Sofia. Ao menos aquilo era interactivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por me compreenderes Amiga! O Diário da Sofia é o REI dos diários, estou contigo nessa.

      Eliminar
  3. bom...já debatemos a minha opinião no Fb, mas vim aqui deixar o comentário só para entrar para o sorteio do carro, eheheheh ahahhaha :P :P

    ResponderEliminar
  4. Também li era adolescente e gostei, mas se lê-se hoje acho que não ia achar piada tal como tu :)

    ResponderEliminar
  5. Já nem me lembro bem com que idade li o livro, mas sei que gostei! e sim és uma insensível Ana Catarina!! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. snifff sniiffff (olha eu insensível a chorar por TUA causa)

      Eliminar
  6. Há certos livros que só dão mesmo para ler com certas idades. Por exemplo, agora com 27 é muito diferente reler Harry Potter do que quando tinha 11/17. Vejo as coisas de outra maneira e já passei por muito na vida o que influência, por isso no caso de Anne Frank, sim, foi lixado, é verdade, mas há quem tenha passado por MUITO pior, e agora cada vez mais temos livros a sair de biografias e relatos de quem viveu aquilo e são livros mesmo impactantes.

    No tempo em que saiu o diário dela não havia quase nenhuns livros a relatar o que se passou naquela altura e menos na primeira pessoa, dai ter a "fama" que tem.
    Se queres ler livros "a sério" sobre a segunda-guerra e até em estilo Romanceado e não diário é só pesquisares e até te posso sugerir uns títulos.

    Não, não me imagino a ter paciência para o reler com a idade que tenho agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só lhe peguei porque não queria ir para a cova sem ter lido um dos livros de que mais se fala .. acho que por lhe fazerem tanta publicidade (exagerada, a meu ver, aquilo não é assim tão bom) fui com as expectativas muito elevadas e deu nisto! Não duvido de que haja livros 300mil vezes melhores sobre a II Guerra.

      Eliminar

O teu comentário é muito importante para mim :) Clica em "Notificar-me" para receberes a minha resposta.

Ao comentares ficas automaticamente inscrito no sorteio de um fantástico automóvel.