domingo, 28 de fevereiro de 2016

6 Horas

Todos nós temos uma lista de coisas que queremos fazer antes de morrer. Na passada quarta-feira risquei mais uma da minha lista: 6 horas na sala de espera de um hospital - check!

Podem sossegar esses corações ansiosos que está tudo bem comigo. Já andavam a achar estranha a minha ausência, não já? Queridinhos do meu coração, já não vivem sem mim, não é verdade? Pois então que estive com o rabo alapado numa cadeira de hospital numa tarde solarenga de Fevereiro, porque me levaram a minha mãe para ma devolverem somente 6 horas depois. Como filha exemplar que sou, não arredei pé enquanto ela não veio ter comigo. 

E claro que, sendo eu uma amante nata da observação do ser humano, tenho várias notas que gostaria de partilhar com vocês desta minha estadia de 6 horas no Hospital de Cascais:

- O primeiro grande desafio quando chegamos ao hospital é a triagem. Se conseguirmos arrasar na triagem temos o caminho facilitado, no entanto, difícil na mesma.... a não ser que entremos mortos, claro. A condição da minha mãe falava muito por si, no entanto, dei-lhe umas dicas antes de ela entrar em campo: "exagera um bocadinho os sintomas para ver se não recebemos uma pulseira verde." Portou-se lindamente e deram-nos uma pulseira amarela! TAAAAUUUUUUUU. Como podem ver, o sistema de pulseiras aqui funciona mais ou menos como no urban beach: cores diferentes, regalias diferentes. 

- Rejubilei quando vi nos painéis que o tempo de espera para as pulseiras amarelas era de 40 minutos e para as verdes de 3 horas. Rejubilamento antecipado dá sempre em merda, claro. Esperámos duas horas que nos lixámos. Duas horas, até a minha mãe ser atendida. Quando já ia na 1h55 minutos, e por ver que a minha mãe estava a sentir-se cada vez pior e por ver pulseiras amarelas a passar à nossa frente, decidi levantar-me e mostrar a minha indignação. Se soubesse que ela ia ser chamada 30 segundos depois do meu estrilho, perdão, da minha indignação, tinha-me levantado mais cedo. Curiosamente, nas minhas 6 horas de espera, vi mais gente a fazer isto; a levantarem-se, fartos de esperar, e a serem chamados pouco tempo depois. Não sei que fenómeno é este, mas o pensamento deve ter sido o mesmo em todos nós: se soubesse tinha-me levantado mais cedo c*ralho

- Outro fenómeno que me surpreendeu foi o das chamadas. A sério.. uma pessoa recebe e faz assim tantas chamadas ao longo do dia? A malta passa o dia ao telefone ou foi só ali para chatear? Eu sei que temos de nos entreter com alguma coisa e que os amigos servem para isso, mas chega a uma altura em que me começa a fritar o cérebro a vida privada do homem de trás, da mulher do lado e da velha do canto que fala aos berros. Porque é que têm de avisar toda a gente que estão no hospital? A sério, porquê? É para terem pena de vocês? É para mostrarem que são miseráveis? Que estão a sofrer?

- Tenho ideia de que há sempre uma personagem deste estilo neste tipo de situações que envolvem salas de espera com muita gente: uma chunga revoltada, que diz 7 palavrões numa frase de dez palavras e que devia estar ao pé dos outros doentes uma vez que está com uma crise de asma + doença qualquer, mas que, como é revoltada, quer é estar na sala de espera. A sua presença na sala faz-se sempre notar porque é aquela gaja que anda a passear-se de um lado para o outro, a falar ao telemóvel e a avisar toda a gente da sua condição miserável, aproveitando para tecer comentários menos próprios sobre a sua relação com um pulha de um chunga.
- Como em todo o lado, também há divas nas salas de espera. Conseguimos identifica-las facilmente: são aquelas ladies que começam a revirar os olhos e a bufar ao fim de 30 minutos de espera. A uma delas, só me apeteceu gritar lá do canto onde estava: "querida, quando chegares às 5 horas conversamos" 

- Deixo-vos um conselho: é importante não queimar o cartuxo da máquina do café na primeira hora. As máquinas de café e de comida são aliados importantes neste tipo de odisseia e é imperativo definirem uma boa estratégia para as usarem da melhor maneira. Eu não bebi 6 cafés em 6 horas, mas esteve perto. 

- Outro conselho é escolherem bem as pessoas a quem dão conversa. Velhas não são uma boa opção e nem é preciso dizer porquê, senhoras de meia idade pode ser uma opção mas o ideal são mesmo homens. Não para o engate, suas loucas, mas porque são os que conseguem ter conversas mais diversificadas e entreter-vos de uma forma mais saudável e positiva. Acreditem em mim, falei com muita gente, sei do que falo. 

- Foi giro ver uma senhora ultra saudável e cheia de energia a entrar de pulseirinha verde com um corte no dedo. De certeza absoluta que não saiu dali com tanta energia depois de ter estado 5 horas à espera para fazer um curativo em 5 minutos. Ninguém, no seu perfeito juízo, se dirige às urgências de um hospital público, porque tem um corte no dedo. Burra. 

- A única coisa positiva deste 2016 Odisseia no Inferno, foi ter encontrado a Carolina, uma amiga e leitora assídua do estáminé. Uma vez que ela vive e faz vida em Lisboa e eu vida em Cascais, este era o último sítio onde eu a esperava encontrar. Foi um momento que me deu bastante alento para as duas horas de tédio seguintes.  

Depois desta experiência, e com uma semelhante que passei com a minha avó, acho que se é para ir para o hospital de Cascais, que seja logo com uma pulseira laranja, quase a bater a bota, ali no vai não vai entre a vida e a morte. Acredito que muita gente se cure com a quantidade de tempo que estão à espera para ser atendidos. É muito triste estarmos doentes e não nos sentirmos bem e ainda termos de esperar 2,3,4 horas numa cadeira desconfortável para que nos atendam num sistema que é nosso por direito e que deveria funcionar mil vezes melhor. 

Depois deste meu testamento, que valeu pelos meus últimos 5 dias de silêncio, alguém tem odisseias deste estilo para partilhar? Qual o vosso maior tempo de espera? Contem-me tudo que eu já tenho saudades vossas. 

13 comentários:

  1. Ai pois é não é só o Hospital de cascais que tem destas coisas. O Hospital Amadora/Sintra é um mimo {tenho mesmo muita pena de apenas por uns metros ter de pertencer a este hospital}. Raramente lá vou mas quando tem de ser é um inferno, tempo de espera para cima do ridículo, gente muito esquisita, gente mal educada, sinto que venho de lá suja e com alguma doença, médicos que para além de uma caligrafia que não se percebe agora "habituaram-se" a falar Angolano ou Espanhol {nada contra dar emprego a estrangeiros} apenas acho ridículo não falarem o português fluentemente.
    O que eu acho muito sinceramente é que há falta de gente competente a gerir, a fiscalizar a fazer andar estes serviços que são novos por direito, pagamos bem por eles e é a base de uma sociedade. Enquanto tivermos gente incompetente à frente destas organizações estaremos tramadas, só de 6h para cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão.. eu de hospitais em serviços de urgência só conheço mesmo o de Cascais, que se é assim, imagino o Amadora Sintra ou o Stª Maria! Eu não percebo nada de gestão de hospitais e serviços de saúde, mas acho que passa também por falta de pessoal.. mais médicos, mais enfermeiros, mais pessoal auxiliar.. não acredito que não os haja! E também passa um bocadinho pela educação do cidadão.. por exemplo, a senhora com o corte no dedo.. quer dizer, era um bocadinho escusado uma deslocação às urgências, não é verdade? :P

      Eliminar
  2. 6 horas foi o que demorei para ler este teu post :P eheheheh, just kidding. de facto hospitais são de fugir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 6horas? Cláudia, a média é 4horas.. estás muito preguiçosa, vá, vá, toca a treinar!!

      Eliminar
  3. Felizmente não tenho nada para a troca. Quando fui ao hospital de Cascais fui sempre atendido rápidamente.
    Acho que está na altura de eles contratarem mais pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como é que foste atendido rapidamente? Entraste quase a falecer? Que pulseira tiveste?

      Eliminar
    2. Verde e não estava a morrer. Acho que foi pura sorte ;)

      Eliminar
  4. Infelizmente é este o SNS que temos depois de pagarmos tantos impostos... :(

    ResponderEliminar
  5. Fico contente por saber que melhorei o teu dia difícil :) eu percebi logo que estavas histérica por me ver...
    Também melhoraste o meu xuxu, em condições parecidas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. melhoraste e muito :) vou cobrar o gelinho sem compromisso 'miga! Talvez para a semana :)

      Eliminar
  6. Sim, com muito gosto!! Para a semana parece me bem *

    ResponderEliminar

O teu comentário é muito importante para mim :) Clica em "Notificar-me" para receberes a minha resposta.

Ao comentares ficas automaticamente inscrito no sorteio de um fantástico automóvel.