segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Deu Merda

Sabem quando conhecem bem, mas tão bem uma pessoa, que sabem de antemão e a léguas de distância que certa situação vai dar merda? Se não souberem finjam que sabem, ok?

Fruto de convivência diária ao longo dos últimos 27 anos, sou menina para me conhecer muito bem, pelo que não recebi da melhor maneira a notícia que me foi dada no consultório da Drª Vera, a minha médica optometrista. 

(Aiiiiiiiii mas que beeeeeeeem, olhem pra miiiiiiiiim...... tenho uma optometriiiiiiista, que imeeeeeenso.)

"Pois é Catarina. A Catarina aumentou a graduação e não foi pouco." (Pequena pausa no discurso da Drª Vera para partilhar convosco que pelo andar da carruagem chego aos 30 anos cega.) "Ainda por cima agora temos o olho direito com mais graduação que o esquerdo." 

"WOOOOOW...Calma lá contigo ò Vera. TEMOS O QUÊ? Isso não vai poder ser. volta lá a pôr os olhinhos como estavam, vá."

Não foi bem isto que eu disse mas foi parecido, e como muitos de vocês não devem estar a perceber o drama, eu explico: 

Graduações diferentes em olhos diferentes implica ter de estar concentrada no momento em que estou a tirar as lentes para não colocar, e a título de exemplo porque as combinações são mesmo muitas, a lente esquerda do lado direito da caixa, e a lente direita do lado esquerdo da caixa. Implica também estar concentrada no momento de colocar as tampas: a tampa que tem um L convém estar a tapar a lente que saiu do olho esquerdo. Isto para mim vai ser muito complicado de gerir por uma série de razões.  

 - A primeira é porque já lá vão quase 10 anos de uso de lentes de contacto sempre com as mesmas dioptrias em cada um dos olhos, e como tal a inexistência de qualquer tipo de critério na altura de colocar as lentes na caixa; 

- A segunda é porque, tudo bem, eu sou gaja e consigo fazer 15 coisas ao mesmo tempo, mas sou perita em momentos constrangedores em que estou completamente noutra 

- A terceira, e em jeito de resumo sobre o que é viver aprisionada na minha própria estupidez, remete-me para o motivo que me levou a visitar a Drª Vera. Era mais uma manhã como as outras, e mais uma manhã em que tive de espetar o meu dedo na caixa das lentes para apanhar a lente e a colocar no olho. Agarrei a lente, coloquei a lente no olho, passei a caixa por água e quando desci à terra para me admirar ao espelho, apercebi-me que não tinha lente nenhuma no olho. Tinha então colocado cheia de confiança uma lente imaginária no olho, estando nesse momento a lente verdadeira na maior das curtições cano abaixo.

Isto é uma mudança de vida ultra-drástica para a qual eu não estou preparada e na qual sei que me vou espalhar ao comprido logo ao terceiro ou quarto dia. Nem sempre mudamos para melhor, é um facto. A vida continua.

[A prova de que me conheço mesmo bem (quem diria) é que este texto foi originalmente escrito há três semanas e guardado nos rascunhos para depois ainda lhe dar uns toques. Adivinhem lá quem é que já não faz puto de ideia se a lente esquerda está no olho esquerdo ou direito... hum?]

12 comentários:

  1. Tirando a preocupação genuina de ficares cegueta aos 30 não percebo o drama do esquerdo direito ou Left/Right que por algum mistério é sempre assim que as caixas das lentes de contacto, meias " técnicas de compressão" ou auscultadores vêm identificadas.

    A lente esquerda entra no receptáculo com o L e a direita na que tem o R.

    Isto é mais dificil de fazer se:

    1- estiveres a fazer o pino;
    2 estiveres de costas, além de ser dificil de acertar, eu confundo se é minha esquerda ou a da caixa e ..é confuso, pronto!
    3- de olhos fechados...motivos óbvios, penso, claro que se estão fechados não consegues distinguir a esquerda da direita pois não vês qual a mão com o cordelinho,
    4- se estiveres a estudar Mandarim, sei lá qual o simbolo para Right ou esquerda;

    Ahhh, e há caixinhas bipolares, ou bicolores...ou seja, têm cores diferentes e assim é mais fácil de distinguir.

    Pelo menos mesmo fazendo o pino consegues ver a diferença de cor, a menos que sejas daltónica e nesta caso abre-se outra discussão...isto é cansativo.

    Já pensaste em usar descartáveis e diárias?

    E é isto, apenas isto que tinha para escrever.

    Ahhh, e eu também tenho que ir ao oftommologista ou optometrista.

    Já vejo tão mal estas letras que nem sei o que estou a escrever.

    As melhoras e bem vinda de volta.

    PS: eu percebo bem essa de conhecer tão bem uma pessoa que se vê logo, no meu caso já nem consigo ir correr sozinho que não leve musica, estou farto de me ouvir, secaaaa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pena de estragar tão belo comentário, no entanto, talvez não tenha ficado perceptível no post, mas o meu problema não é, de todo, o distinguir o Left do Right, porque, convenhamos, tenho um cérebro limitado mas não tanto, mas sim o de estar suficientemente concentrada no momento de tirar as lentes, para colocar a lente esquerda do lado esquerdo, e não do primeiro lado que me apetecer. Isso sim é que é difícil para mim, mas mesmo muito difícil. Há tarefas que faço em piloto automático enquanto o meu cérebro se preocupa com outras coisas, e esta (a de tirar as lentes) era uma delas.

      P.S. Já tinha saudades dos teus comentários, bem vindo de volta, eheh

      Eliminar
  2. Obrigadaaa!
    Igualmente;)
    Engraçado que enquanto as usei era das poucas coisas que não conseguia fazer em piloto automático, acho que fiquei logo em pânico das primeiras vezes, em que uma lente de não sei quantos contos de reis (sim...exacto..) caiu para o lavatório.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não me fales em lentes perdidas e nunca mais recuperadas... gostava de ser como tu e aprender com os erros :( Sai-me mais em conta usar lentes mensais, e às vezes (como por exemplo, na situação descrita neste post) lá vai uma à vida e fico de rastos. O que vale é que nunca me aconteceu perder uma lente imagina, 1 semana depois de iniciar a caixa ou algo do estilo. É quase sempre em final de vida. Nem tudo é mau nesta vida.

      Eliminar
  3. Nunca tive lentes iguais. Compreendo o drama. MAS pior do que tudo isso é teres de comprar uma caixa de lentes só para o olho direito e outra só para o esquerdo!!
    Agora já não compro em caixas mas acredita que era...o dobro do arrombo! ����

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer... quando o homem me disse "são €100 por favor" até fiz xixi nas cuecas!! Já não compras em caixas? O que fazes?

      Eliminar

O teu comentário é muito importante para mim :) Clica em "Notificar-me" para receberes a minha resposta.

Ao comentares ficas automaticamente inscrito no sorteio de um fantástico automóvel.