sexta-feira, 11 de março de 2016

Expressões Populares Portuguesas - Farinha Amparo

Hoje trago-vos a farinha amparo, essa grande maluca! 

Quem não sabe quem é a farinha amparo, que ponha o dedo no ar....Upa, tanto dedinho esticado! Não se aflijam, eu também não sabia até ter ido pesquisar sobre ela. E claro que já estão os nerds da turma a abanar a cabeça. 

A Farinha Amparo era uma farinha bastante comercializada na década de 70 e 80 e que acabou por se tornar mais popular pelo seu conteúdo e pelas expressões que originou, do que pelo sabor e a utilidade em si. 




Nunca vos ocorreu que esta farinha pudesse trazer brindes dentro pois não? Claro que não. 

Muito ao bolo-rei style, a verdade é que esta Farinha trazia sempre qualquer coisa lá dentro, para além de farinha (granda piada). Dizem as más linguas que os brindes variavam entre jogadores e cartões de futebol, índios e cowboys, cães, ursos, etc. e que há mesmo alguns deles à venda no Coisas. 

A expressão "saiu-te a carta na farinha amparo", vem exactamente daí. Acho sinceramente que as marcas podiam pegar por aqui e começar a sortear cartas de condução. Não dava um jeitaço sair-vos uma carta de condução numa embalagem de Chocapic? É claaaaaaaro que dava.. já não se fazem génios do marketing como antigamente.

Mais complexa é a origem da expressão "trigo limpo, farinha amparo". A explicação é tão bem dada por este blog, e a Professora hoje está tão cansada, que vos vai meter a ler a explicação de outra pessoa, em vez da minha: 

"A frase propriamente dita terá nascido de um slogan de um anúncio comercial radiofónico! Uma vez que a farinha é feita de trigo e que sai sempre um brinde, é tão simples como "trigo limpo, farinha amparo".

Acho esta origem da expressão ligeiramente aborrecida, mas é o que temos. Também não acho a equipa de marketing da estação radiofónica lá grande coisa, Mas pronto, são opiniões. 

Para terminar, que a aula de hoje já vai longa, confesso-vos que nunca utilizei nenhuma das expressões, mas gostava de ter cabedal para isso. Talvez um dia. 

Sedentos por mais explicações? Há outras aqui!

28 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar da Farinha Amparo, mas não a frase que surgiu daí. Conhecia-a por ser o pequeno almoço de alguns no antigamente, mas não faço ideia qual o sabor disso. Se bem que adoro uma semelhante e possivelmente do mesmo tempo, a Farinha 33 - coisa que os meus irmãos comiam aqui em casa quando era mais pequenina. O packaging é assim nesta onda antiga, e infelizmente não encontro em lado nenhum a não ser numa pequena mercearia perto de onde vivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também nunca ouvi falar da Farinha 33 :O serei uma ave rara de outro planeta? Se gostas dessa, e só haver precisamente ao pé de tua casa, é uma sorte dos diabos!

      Eliminar
    2. True story! E em resposta ao teu comentário, ponho apenas o creme em certas zonas do rosto. Nunca espalhei pela cara toda, aplico só nas zonas mais "marcadas". :)

      Eliminar
    3. Obrigada :) comprei hoje o creme, se me resolver o problema das marcas da cara, fico-te eternamente grata!

      Eliminar
    4. Wow, vocês têm farianhas preferidas?

      Eliminar
    5. Farinha 33 vende-se nas lojas "A Vida Portuguesa".

      Eliminar
  2. Tenho a dizer que comi bastante :) Coisas de gaja antiga :))

    ResponderEliminar
  3. Nunca achei muita piada a essa expressão... E a explicação também não é nada de especial! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu só gosto da da carta de condução, a outra já caiu em desuso!

      Eliminar
  4. Isto são lembranças de quem nasce no final da década de 70 e posso dizer que eu não sou antiga por conhecer isso... sou vintage :)

    ResponderEliminar
  5. Exacto, vintage, super mas super...in.

    Bom, farinha Amparo: nunca comi, conhecia, assim como a saudosa 33 (um tio meu comia aquilo como se fosse Cerelac ou Nestum) e quanto às cartas de condução...pesquisa por Detergente JUÁ.

    Não, não ofereciam cartas de condução, mas davam brindes (como a farinha Amparo) e como tal a expressão usada tal como "saiu-te a carta no JUÁ" era muito usada...pronto, se calhar só lá em casa...

    ResponderEliminar
  6. Ah então daí a expressão! Realmente soa melhor do que "saiu-te a carta no bolo rei".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahaha pagava para te ver a dizer isso no meio da 2ª circular em hora de ponta!

      Eliminar
  7. desde pequena que ouço falar dessa farinha, e muitas vezes ouvi a expressão da carta de condução ter saído na farinha Amparo! ahahah
    preciosidades portuguesas :)

    beijinhos
    18 and a life ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens mais sorte que eu, que nunca tinha ouvido falar da dita :O

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Havia a Farinha Amparo, a Farinha 33 e a Farinha Predilecta (que era boa para o avô e para a neta, segundo o slogan da época). A Farinha Amparo trazia dentro da embalagem e ao lado do pacote da farinha propriamente dito, uns bonecos em plástico branco (atletas de várias modalidades). Tenho ideia disto no início da década de 1960, mas é provável que estes prémios já saissem no final dos anos 50.

    ResponderEliminar
  10. A Farinha Amparo, bem como a Farinha 33, são dos inícios dos anos 60!

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho idade para ter comido farinha Amparo, mas não me lembro. Provavelmente era cara... Mas o slogan "Trigo limpo, farinha Amparo!" procura insinuar a expressão popular "Dito e feito", a simplicidade e eficácia de procedimentos. Do mesmo tipo é um outro (televisivo) de uma tinta, que dá a entender que um carro acidentado ficará como novo se pintado com ela. A quem se lembrar dele, ofereço o carro que me sair no sorteio referido no fim desta página do MM

    ResponderEliminar
  12. Não consigo ativar o campo Notificar-me ("Ocorreu um erro ao contactar cm o servidor), nem me inscrevi como Unknown (chamo-me Joaquim), estou com sessão iniciada.

    ResponderEliminar
  13. A farinha Amparo é anterior à década de 70. Aliás, a estética é claramente da geração anterior. Penso que remonta à de 50. Tal como a "33" e a "Predilecta".

    ResponderEliminar
  14. A expressão original é Trigo limpo, farinha à parte! O anúncio radiofónico "corrompeu" o ditado de tal modo que hoje já ninguém se recorda dele:-)

    ResponderEliminar
  15. Também fiquei boquiaberto quando descobri 😮

    ResponderEliminar
  16. Há uma pequenina falhazinha temporal na sua história...a farinha Amparo tem um início muito mais antigo e olhe que sei bem porque sou quase, quase desse tempo. É uma marca que foi registada em 1943!!! Nos anos 60 muitos cachopos comiam farinha Amparo!!! Nos anos 70 ou 80 já muitos não sabiam o que era. preferiam o leite com chocolate Milo!!!

    ResponderEliminar
  17. Eu cresci a comer farinha Amparo que a minha avó sempre fazia para o pequeno almoço. Para fazer o manjar mais apetitoso ela enfeitava com uns losangulos em canela como no arroz doce.

    ResponderEliminar

O teu comentário é muito importante para mim :) Clica em "Notificar-me" para receberes a minha resposta.

Ao comentares ficas automaticamente inscrito no sorteio de um fantástico automóvel.