terça-feira, 26 de abril de 2016

É Preciso Falar Sobre Isto

A blogosfera anda pelas horas da morte. Já cá ando há muitos anos e isto está cada vez pior, acreditem no que vos digo. 

Os blogs que encontro agora são alimentados por parcerias e patrocínios, nada mais. Ele são posts aleatórios de boas vindas à primavera (ou ao inverno), onde subtilmente se inserem 4 ou 5 produtos chave (patrocinados, claro), grandes produções fotográficas com 15 fotos aborrecidas no meio da estrada só para mostrar aquele casaco/saia/botas/colar oferecido por uma marca, fotografias de inaugurações de lojas ou de lançamentos de colecções, posts de 70 metros e 15 fotografias a detalhar os benefícios e as maravilhas dos produtos da bodyshop (mas que raio, de repente toda a gente adora os produtos da bodyshop, queres ver?) e nem vou falar das fotografias com os outfits que ninguém pediu. Queridas, aqui vai um conselho: deixem isso para quem sabe. O blog da Pipoca Mais Doce cumpre bem a função da futilidade do dia, parceria do dia e passatempo do dia (e tudo no mesmo dia), portanto não precisamos de mais 7.600 imitações, a sério. 

"No meu tempo" ainda se produziam posts de qualidade e sem asteriscos ou parcerias. A malta tinha um blog para despejar as coisas do dia-a-dia e os textos lamechas. Gostava de saber porque é que a identidade de cada uma se perdeu, para se entregar a patrocínios e parcerias. Nunca iremos saber realmente se todas elas amam assim tanto sushi, sumos detox, aquele centro comercial, aquele hotel, aquela mala amarela ou aqueles cremes que não fazem rigorosamente nada. Não acredito que nenhuma dessas bloggers escreva por paixão, tal como não acredito em nenhuma palavra que escrevem. São opiniões compradas, e isso é quase tão triste, como deprimente. 

Onde é que andam os bons blogs? Porque é que toda a gente que tinha jeito para isto deixou de escrever? Cada vez sigo menos blogs, e cada vez me é mais difícil encontrar um bom blog.

Deixei há uns dias no meu facebook um pedido: que me indicassem blogs novos para ler. Como não faço giveaways e a a minha página tem 57 gostos, ninguém me sugeriu nada. Por isso lanço a escada para aqui; haverá por aqui, por entre os meus 12 leitores, algum que me possa sugerir blogs de jeito?

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Querida Mafalda, dona de uma das minhas mais recentes maravilhosas descobertas da blogosfera, eu quero ler sobre tudo, menos sobre cremes e produtos e marcas :) Sobre o dia a dia, sobre coisas úteis e interessantes, sobre divagações da mente humana.. :) Em Português ou Inglês, é indiferente, sendo que acho que não sigo nenhum blog inglês :O

      Eliminar
    2. Aqui vai uma selecção de algumas coisas que costumo ler:
      - Entrevistas as artistas - blog.freundevonfreunden.com
      - é sobre moda mas com um twist histórico www.misspandora.fr
      - se gostas de interiores www.apartmenttherapy.com
      - fala de design e criadores, mas não só www.designsponge.com
      - criadora alemã e a sua vida sandrajuto.blogspot.pt
      - de tudo um pouco (mas a parte mais é interessante é sobre blogs e como ter um blog) www.thewonderforest.com
      - sobre fotografia e o dia a dia da blogger www.aplacefortwiggs.com/
      - sobre ilustração e o dia a dia de uma ilustradora sandianerd.blogspot.pt/

      Boas leituras! :D

      Eliminar
    3. Ah e esqueci-me de outro que têm a haver com rotinas matinais mymorningroutine.com/

      Eliminar
    4. Muito Obrigada Mafalda :) vou ver uma por uma, de certeza que encontro algo diferente e refrescante!

      Eliminar
  2. bom...apesar de eu ter um blog de moda, fazer posts com looks e tudo isso, espero que encares o meu como sendo diferente pois também tem o objetivo de partilhar notícias sobre o mundo plus size mas sobretudo, fazer as pessoas mais gordinhas sentirem-se melhor! :P
    Mas concordo contigo! De facto hoje em dia, é demais! Não há paciência para tanto creme! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cláudia,

      Confesso-te que quando estava a escrever este post, me ocorreu mais do que uma vez, se tu te sentirias lesada com as minhas palavras. Espero que não tenhas sentido, porque o teu blog não se enquadra de todo no leque dos que aqui falo. O teu blog é diferente e é especial. Passa uma mensagem verdadeiramente importante, faz um trabalho que acho necessário e útil e acho muito bem que se alimente de quando em vez, de parcerias e prémios às tuas leitoras. Mais blogs houvesse como o teu, com conteúdo e personalidade, e a blogosfera seria um lugar melhor.

      Eliminar
  3. Bom dia
    Apesar do meu blogue não ser propriamente só de leitura (porque afinal tenho de escrever as apresentações das coisas que lá coloco), convido-te a visita-lo.
    Se gostares tanto melhor, se não for do teu agrado não voltas :). De qualquer das formas deixa lá um testemunho (sem obrigação) para saber da tua visita.
    Não há patrocinios nem produtos oferecidos. Tudo o que lá está é meu, produzido e fotografado por mim.
    Espero que gostes.
    Boa semana
    Marta
    http://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta :) vou visitar o teu blog. Obrigada pela dica :)

      Eliminar
  4. eu até te dizia um mas há muito tempo que não escrevo nada nele.... porquê? falta de tempo ou de vontade.... talvez um dia volte a escrever... mas continuo a ser adepto do teu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tivesses a vontade, arranjavas o tempo! Há alturas em que simplesmente deixa de ser necessário e de fazer sentido ter um blog..e por tudo de bom que te aconteceu, acho que foi isso! E ainda bem :)

      Eliminar
    2. acho que é mais isso sim.... mas continuo a ver o teu sempre :)

      Eliminar
  5. Tens razão mas deves mesmo andar a ler os blogs errados. Há tantos bons blogs.... olha vai ao blog do Pipoco Mais Salgado e dá uma vista de olhos na lista lateral. Boa sorte :)
    O meu preferido é Mãe Preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando, de certeza absoluta! E depois como a audiência desses blogs é malta com a nesma onda, fica difícil de arranjar lá pelo meio dos comentários, algum que se safe. Vou ver esses que sugeres, obrigada!

      Eliminar
  6. São umas vendidas!!!!! Estou contigo.
    O pessoal diz que tem de se fazer à vida, no meu tempo este tipo de actividade tinha outro nome...

    ResponderEliminar
  7. http://www.bitaites.org

    http://www.dcrainmaker.com

    Agora, eu não sigo muitos blogues, sinceramente, fora do mundo da corrida, ou talvez um pouco btt e um ou outro de tecnologia, o teu é basicamente o que foge à regra.

    Concordo contigo, mesmo na corrida está tudo sponsorizado.

    Repara, eu acho que, dando trabalho é merecido o pagamento, o problema é o encher chouriços e o ficar na duvida se o que está escrito é mesmo isso ou...se estão a pagar o ordenado.

    Repara que o 2º exemplo é propositado, é um excelente blog de gadgets relacionados com desporto e ele até deixou a vidinha que deveria ser muito bem paga na Microsoft para se dedidar apenas ao blogue, portanto, tem que ser pago!

    Daí os anuncios estáticos nas laterais ou, por um fee anual, blogue sem pub.

    E claro, no final de uma análise e apenas no final, tens a indicação que, se é para comprar, façam-no através dos links por ele disponibilizados.

    Claro, sem tretas.

    Mas o que por cá se vê muito é a análise envergonhada, do género, eu não ganho nada com isto, faço por amor à arte blogueira...sigo cada vez menos blogues...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom o meu ser o que foge à regra! :) Obrigada pelas tuas sugestões, vou lá espreitá-los.

      O exemplo que dás é excelente, não acho mal (muito pelo contrário) pessoas que vivam disso. Mas que vivam disso de uma forma transparante e honesta: estou a recomendar este produto porque experimentei e gostei, e portanto estou a dar-vos os prós (e por vezes até cai bem alguns contras) e não porque uma marca mo deu e mo pediu e eu na realidade nem sequer o uso e é uma bosta! Tolero haver 2 pessoas a fazer isso desta forma suja, não tolero existerem 3.600. Cansa.

      Eliminar
  8. Confesso que, ao ler o teu post, pensei "estarei a ficar fútil?" porque fiz já alguns posts com fotos minhas, com parcerias e outros afins que mencionaste. O que te posso dizer (quanto a mim, claro) é que adoro tirar fotos. Relativamente às parcerias, sabes que sou nova por aqui, mas as duas sobre as quais já escrevi foram o que de mais inesperado a blogosfera me deu. Sempre esperei encontrar pessoas simpáticas, escrever e sentir-me bem ao fazê-lo. Nunca pensei que alguém fosse oferecer algo, sobretudo coisas de que gosto. Fiquei mesmo contente por isso e só tentei expressar gratidão com o que escrevi.
    No entanto, posso dizer-te que estou a preparar alguns posts que talvez mostrem mais de mim e que fujam um pouco à regra do que, segundo tu, é a "atual blogosfera".
    Apesar de tudo isso, e independentemente de o meu blog estar no teu role de "blogues cliché" (chamemos-lhes assim), vou sempre gostar do teu, pela honestidade e diversão que pões no que escreves!

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog // MEGA PASSATEMPO A DECORRER |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalila :) Obrigada pelas tuas bonitas palavras. Na minha última limpeza de blogs que leio, o teu continuou e não foi eliminado. Não me enches o feed de parcerias e post's sem conteúdo como a maioria faz. O teu ficou porque gosto dos teus post's e me sinto bem e nada aborrecida ao ler o teu blog! Não te sintas ofendida pelas minhas palavras, e continua a fazer o que gostas e o que sentes que deves fazer.. não podemos todos gostar das mesmas coisas, e ainda bem!

      Eliminar
    2. Fico tãooo contente, de verdade! Confesso que acho difícil alguém se destacar e abordar temas diferentes por aqui. Há muitas bloggers com muito em comum e isso torna a "concorrência" (no bom sentido, eu acho) mais feroz. Acho que o que nos pode diferenciar é a forma como partilhamos as nossas ideias e como nos expressamos e é aí que mais quero investir. Fico contente por te manter como seguidora, não por seres "um número" mas por gostares de me acompanhar :) só te tenho a agradecer! *estou toda feliz, só para que saibas*

      Eliminar
    3. e ainda bem que estás feliz! as verdades são para ser ditas, e eu acho que estás a fazer um excelente trabalho, muito diferente do que tenho visto por aí!! e ainda bem

      Eliminar
  9. Respostas
    1. been there, done that! Tentei lê-lo, mas não consigo.

      Eliminar
  10. Eu tinha um blog apenas de desabafos, mas também inseria algumas dicas e mostrava produtos interessantes que ia experimentando (que era eu quem comprava), só que foi ficando abandonado por mim (por motivos pessoais) e agora criei um onde vou escrevendo sobre de tudo um pouco. Generalista e não apenas tipo "diário". Acho que houve uma altura em que os blogs tipo "diário" realmente eram o "prato do dia", mas com a crise cada vez mais a apertar saber as opiniões dos produtos antes de os comprar é importante. Antes de investir em algo, seja livro ou creme ou detergente, vejo sempre se alguém escreveu alguma opinião sobre ele... Mas gosto SEMPRE que tenha uma vertente pessoal, sincera, honesta e que principalmente sejam de itens "compráveis", se é que entendes... Itens para pessoal pobre...

    Agora vem a parte realmente importante: Quais os bons blogs e principalmente HONESTOS, que se gostam de um produto dizem do que gostam e porque motivo gostaram, ou se não gostaram de algo, mesmo que tenha sido oferecido por uma marca, que sejam honestos e digam que é uma bela bosta.

    Eu funciono assim. No meu blog literário (e de incentivo à doação de livros às bibliotecas) tenho algumas parcerias com editoras, em que digo precisamente o mesmo de um livro que eu compre ou que me enviem, e já o disse no momento da parceria: "vou ser 100% sincera, se gostam, óptimo, se não, obrigada pela visita", no generalista ainda não tenho parceria nenhuma, vou comentando os produtos que vou comprando/usando, vou dando dicas úteis para o dia a dia, coisas que vou aprendendo e ensinando, e desabafando também um bocado pelo meio.
    Mas compreendo exactamente sobre o que escreveste e sinto o mesmo e já o disse e digo até à muito tempo.... E mais, esqueceste-te de mencionar que BONS blogs, com BONS posts, personalizados e em que se sente a essência da pessoa, e não apenas uma "matrona domarketing" por trás tem MUITOS menos comentários e seguidores do que blogs, sejam eles do que foram, roupas, livros, comida que são literalmente todos iguais, no mesmo dia todos publicam exactamente a mesma coisa, e até youtubbers, todas escrevem/gravam videos que são quase cópias um dos outros, nota-se mesmo que não sabem do que estão a falar e provavelmente nem sequer testaram aquelas coisas! Já li opiniões que pouco mais ou nada eram do que a sinopse ou a descrição do produto...

    E infelizmente o pessoal blogger fixe acaba por se saturar e abandona a blogosfera... Já vi EXCELENTES blogs que um dia estão lá, no outro já não existem.... E os últimos posts são sempre a lamentarem-se de ninguém comentar, ou de comentarem apenas para patrocinarem os próprios blogs (algo que até me agonia, sinceramente) é que além de não comentarem nada do género, fazem um comentário de 5 palavras e usam 20 com links para o próprio blog, face, print, etc etc etc... Mas pronto... Eu não faço aos outros o que não gosto que me façam a mim, mas isso sou eu...

    Por isso acho uma boa ideia nos metermos a perguntar por sugestões de bons blogs, também gostava de ficar a conhecer alguns :) BONS e que não comentem o nosso blog apenas para patrocinar o seu próprio....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que disseste Liliana :) Nem vou falar dessas youtuber's, não há pachorra para miúdas que são fotocópias umas das outras. Não me importo que comentem produtos, claro que não, mas que lá está, o façam com honestidade!

      Eliminar

O teu comentário é muito importante para mim :) Clica em "Notificar-me" para receberes a minha resposta.

Ao comentares ficas automaticamente inscrito no sorteio de um fantástico automóvel.