sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Expressões Populares Portuguesas - A Mulher da Fava Rica

Vou iniciar hoje aqui no blog uma rubrica didáctica. Sairá sempre à sexta-feira para que possam fazer brilharetes junto dos vossos amigos e conhecidos nos eventos que tiverem no fim-de-semana. 

Esta ideia surgiu quando a minha mãe se dirigiu ao cesto da roupa para passar a ferro e disse: "está aqui roupa até vir a mulher da fava rica". Sempre tive muita curiosidade em saber de onde nasceram estas expressões populares Portuguesas e hoje partilho com vocês a origem da expressão: ATÉ VIR A MULHER DA FAVA RICA! 

Quem raio é então a mulher da fava rica e porque é que tem uma expressão só dela? A mulher da fava rica vendia a sopa de fava rica pelas ruas dos bairros populares de Lisboa, no tempo do antigamente. Trazia na cabeça uma panela de sopa dentro de um cesto de verga e apregoava-a a alto e bom som e no seu melhor timbre: "fava riiiiiiiiiiiiiiiiiica". Por ser uma sopa altamente nutritiva, era o petisco de pequeno almoço preferido pelas classes populares e trabalhadoras da altura, que, por não haver whatsapp, tinham mesmo de esperar que ela decidisse aparecer.

Vá, agora vão lá fazer o vosso brilharete de fim-de-semana à minha pala! 

8 comentários:

O teu comentário é muito importante para mim :) Clica em "Notificar-me" para receberes a minha resposta.

Ao comentares ficas automaticamente inscrito no sorteio de um fantástico automóvel.