sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Expressões Populares Portuguesas - Resvés Campo de Ourique

Olá Queridos da mãe. Como estão? Bonzinhos? Ainda bem. Já estavam aí todos ansiosos a pensar quando sairia o vosso novo guilty pleasure, certo? Certooooo. Podem então relaxar, reclinarem-se para trás na vossa cadeira ergonómica e continuarem a ler a vossa Deusa. EU!

Hoje trago-vos a minha expressão favorita: RESVÉS CAMPO DE OURIQUE! 

Encontrei várias origens para esta expressão e fiquei sem saber qual a correcta. Se alguém por aí souber que me diga. Se não souberem, escolham a vossa preferida e fiquem com ela. 

1 - Para entendermos esta origem, é preciso vestirmos umas ceroulas e irmos até ao ano de 1755, mais precisamente ao dia do terramoto que abalou e bem a nossa querida cidade de Lisboa. Como um terramoto nunca vem só, o maremoto encarregou-se de inundar parte da cidade, perdendo a força em Campo de Ourique, que ficou sequinho.

2 - Para entenderem esta origem, podem continuar com as ceroulas vestidas enquanto lêem a explicação da Marina Tavares Dias, autora do livro "Lisboa Misteriosa" que nos diz assim: "No traçado urbano da Lisboa oitocentista, a circunvalação que traçava os limites da cidade passava dentro do próprio bairro de Campo de Ourique, na Rua Maria Pia, pelo que o bairro era considerado, à justa, parte de Lisboa."

3 - Para entrarem na vibe desta, sugiro procurarem pela música do António Zambujo, Pica do 7, que já ouvi por aí ter sido um plágio. Já está? Já está a rolar nos vossos ouvidos? Óptimo. Imaginem-se agora dentro de um eléctrico com o número 24, que faz o percurso entre os Prazeres e o Largo do Carmo e que passa tão perto da esquina da panificação em Campo de Ourique, que se meterem o braço fora da janela, lhe conseguem tocar.

E então, com qual das explicações ficaram queridinhos? 

Ah mas Tirem é essas ceroulas antes de começarem a falar..estão ridículos.

12 comentários:

  1. É a primeira a verdadeira, Bitch do meu coração. O tsunami bonito que inundou a cidade em 1755, chegou rés-vés Campo de Ourique! :)

    ResponderEliminar
  2. Agora que já tirei as ceroulas já te posso responder...É a primeira ;)
    Para ficar mais completo..aqui está o suposto plágio:
    https://www.youtube.com/watch?v=Ep8po8esweo
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Sempre ouvi dizer que a real era a primeira, do tsunami! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois.. foi a que apareceu mais vezes nas pesquisas que fiz!

      Eliminar
  4. Adoro suas descrições! A que conhecia era a primeira!

    ResponderEliminar
  5. As ceroulas aquecem!

    Muito informativo, apenas tinha "ouvido" a primeira.

    ResponderEliminar

O teu comentário é muito importante para mim :) Clica em "Notificar-me" para receberes a minha resposta.

Ao comentares ficas automaticamente inscrito no sorteio de um fantástico automóvel.